quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A NOSSA ESCOLA

Chamamos-lhe Mães d´ Água porque passa no seu interior o aqueduto feito por D. João V e fica situada no concelho da Amadora.
A nossa escola é secundária e abrange alunos desde o primeiro ano do terceiro ciclo até ao décimo segundo ano.
Insere-se num meio de características suburbanas, num espaço de fracos recursos, reflectindo por isso os problemas das cidades periféricas, grandes aglomerados populacionais, mas a os alunos são generosos na sua entrega ao trabalho e principalmente ao divertimento. São a razão do nosso prazer em sermos educadores.
A Escola, como comunidade onde se inserem os Alunos que a frequentam, os Professores que nela ensinam, os Funcionários que organizam administrativamente e Auxiliares da Acção Educativa que velam pela sua conservação, funcionamento e limpeza, os Pais que a ela se ligam e toda a comunidade envolvente que nela se projecta, promove um bom clima de aprendizagem, uma educação de qualidade, acompanhada por uma cultura de responsabilidade partilhada por toda a comunidade educativa.
Este projecto do Clube nasceu do sonho de um grupo de alunos e do empenho dos professores: Teresa Henriques , UAUUUUU; João Marcelino UAUUUU e de Filipe Pires UUUUU.
Mas muito importante foi a mais valia inestimável e memorável do Nuno Francisco (CISCO) e do Vasco Morais (VASQUINHO), que já nos deixaram e «partiram para a sua insondável caminhada ...»

O NOSSO PROJECTO
À DESCOBERTA DA NATUREZA
Inserido no tema do Projecto Educativo, A Escola e a sua Vizinhança, este clube destina-se a concretizar junto dos alunos uma das vertentes do PEE que é a ligação dos alunos e dos Encarregados de Educação ao meio ambiente envolvente da Escola e, nos tempos livres, ajudá-los a descobrir outros espaços e relacionarem-se com eles numa perspectiva de respeito e preservação.
Finalidades
- Promover uma cultura de liberdade, participação, reflexão, solidariedade, que realce a responsabilidade de cada um na vida social;
- Desenvolver atitudes de responsabilização e autonomização pessoal e social dos alunos na decisão e construção dos seus projectos de vida, sob uma perspectiva de formação para a cidadania participada e para a aprendizagem ao longo da
vida;
- Conceber e desenvolver experiências e realizações concretas, relacionadas com as suas áreas de interesse pessoal;
- Estimular a recolha, análise e selecção de informação para uma tomada de decisão adequada e informada utilizando suportes diversificados, nomeadamente as novas tecnologias de informação;
- Promover o trabalho de grupo, nomeadamente, a cooperação e o respeito
pelos outros, a organização e divisão de tarefas e a responsabilização individual.
Objectivos
Pretende-se que todos os participantes realizem as seguintes aprendizagens essenciais:
• Conceber e elaborar projectos de actividades que visem a produção de realizações concretas e adequadas ao espírito do clube, abordando temas, problemas em que os jovens estejam particularmente interessados. Para isso deverão:
- Realizar o levantamento dos recursos necessários à realização da actividade;
- Identificar os saberes e saberes-fazer de que dispõe e os que necessita obter
para realizar o produto pretendido;
- Adequar o projecto aos recursos existentes e disponíveis na escola, comunidade e no espaço a explorar;
- Elaborar uma estratégia de realização adequada ao produto e aos objectivos
pretendidos, explicitando as fases do trabalho e as tarefas a levar a cabo, bem
como os locais onde terão lugar e os recursos necessários, os elementos do grupo que as cumprirão e a sua calendarização;
Funcionamento do clube
O Clube promove encontros ordinário às quartas-feiras, às 13h e 30m, sem prejuízo de outras actividades da Escola.
Projectos a desenvolver
arquivo de mapas topográficos;
portfólios de parques naturais, flora, fauna, curiosidades naturais;
dossiers de actividades passíveis de realizar ao ar livre, de jogos de relação e de lazer;
página na www ;
endereço electrónico ;
um logotipo.
Actividades a realizar
passeios pedestres;
orientação;
visitas a museu
passeios citadinos
acampamentos

Recursos
Será feito o levantamento de recursos existentes na escola pelos alunos
Avaliação
Deverá ser incentivada a auto-avaliação do aluno, assim como utilizada a avaliação formativa, expressa oralmente de um modo crítico em grande grupo. Será também realizada através de registos dos próprios alunos e dos dossiers, portfólios e trabalhos desenvolvidos.
. No final do ano lectivo será feito um relatório de avaliação onde constarão:
número de participantes;
trabalhos realizados;
actividades desenvolvidas;
e será dado um feed-back sobre os objectivos atingidos.

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